A Análise do Comportamento é uma área de investigação conceitual, empírica e aplicada do comportamento. Busca predizê-lo e compreendê-lo, bem como os seus determinantes. Ela procura entender o ser humano em sua interação com o meio.

Ao falar de Análise do Comportamento, deve-se falar também de B. F. Skinner (1904-1990), um importante pesquisador que influenciou sobremaneira a forma como hoje vemos o behaviorismo. Skinner acreditava que o comportamento humano, por mais complexo que fosse, pode sim ser estudado cientificamente, e mostrou em seus estudos que é possível, e plausível, a união de uma ciência do comportamento com fenômenos complexos e subjetivos ao ser humano, como a emoção.

1. Metacontingência - Análise das Influências no Comportamento

A Análise Experimental do Comportamento (AEC) ou simplesmente Análise do Comportamento (AC), é um método de trabalho e uma ciência que tem como substrato o Behaviorismo Radical, surgido por volta de 1930, proposta por Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), a qual evidencia a importância do ambiente e do seu contexto para a explicação do comportamento humano, que pode ser estudado através de métodos científicos, como por exemplo, a observação direta e o relato verbal (BAUM, 1999; DAMIANI, RUBIO & CHIPPARI, 2000; DAVIDOFF, 1983).

O método comportamental adota um modelo de multideterminação do comportamento, que ocorre através de três variáveis: filogenéticas ou inatas (seleção natural) são sucessões genéticas das espécies orgânicas, ontogenéticas que, compõe características individuais dos organismos (história de aprendizagem, de vida) e culturais, que possibilitam o surgimento e transmissão de práticas culturais (conjunto de crenças e valores) (SKINNER, 1998; SKINNER, 1991; BAUM, 1999; MARTONE & TODOROV, 2007; CARRARA, 2004), ou seja, segundo este método, o comportamento de todo e qualquer organismo vivo seria fruto dessas três variáveis em conjunto, que agem mutuamente sob sujeito.

Resumo: A hiperatividade atualmente é um assunto bastante discutido dentro da sociedade. Educadores e pais observam isso tanto em crianças quanto em adolescentes, mas a maioria da população não o sabe diferenciar de outros comportamentos. Esse trabalho busca estudar a relação familiar de adolescentes portadores da hiperatividade e principalmente como a análise do comportamento pode orientar um tratamento ou intervenção psicológica mais eficaz tanto nesses adolescentes quanto em seus pais.
Palavras-chave: adolescentes, hiperatividade, pais de adolescentes hiperativos, análise do comportamento e aprendizagem na adolescência.

Tarefa escolar define-se como uma atividade designada pelos professores para ser realizada em horário não letivo (Eliam, 2001) a fim de serem fixados os conteúdos ensinados pelos professores durante a aula.

Normalmente estas tarefas são realizadas em casa com o auxílio dos pais ou responsável pela criança. Em relação ao envolvimento parental na tarefa de casa, pesquisas afirmam que esse envolvimento parece ser recurso de grande importância para promover o bom desempenho acadêmico (e.g., Cooper, 2000; Eliam 2001; Grolnick & Slowiaczek, 1994; Hill & Craft, 2003).

Segundo Skinner (1957) o comportamento verbal é um comportamento operante, que ocorre quando um indivíduo se comporta e existe a mediação do outro.

Segundo Skinner (1957) o ouvinte responde aos estímulos verbais produzidos pelo falante. O indivíduo é falante ao comportar-se verbalmente perante o outro e torna-se um ouvinte ao comportar-se funcionalmente a estímulos verbais produzidos por outros indivíduos.

A Psicologia Moderna é uma área do conhecimento que em 2009 fará 130 anos. Fundada em 1879 quando o alemão Wilhelm Wundt criou o primeiro instituto de psicologia experimental dotado de laboratórios na Universidade de Leipzig em seu país é uma área muito ampla que possui diversas escolas de pensamento, áreas de pesquisa e que pode se aplicada em diversos contextos. Muitos leigos, estudantes e até mesmo profissionais de Psicologia em decorrência dessa amplitude confundem os conceitos de Psicologia Comportamental e Análise do Comportamento. A maioria acredita se tratarem da mesma coisa.

Quando nós brasileiros ouvimos a palavra comportamento pensamos imediatamente no conjunto de reações de um indivíduo em face do meio social. Em português esta palavra tem tradicionalmente um sentido mais restrito do que em inglês. Nessa língua a palavra comportamento se refere tanto a ações de um indivíduo quanto a sentimentos, pensamentos e falas.

Página 3 de 3