Resumo: O artigo discute que a adolescência é um período da estruturação de um indivíduo marcado por processos psíquicos e corporais de origens multifatoriais. Tem-se como objetivo mostrar e desenvolver a partir de uma revisão de literatura com foco psicanalítico a temática escolhida. Trazendo como aspecto principal as possíveis dificuldades, mudanças e consequências deste processo de adolescência e gravidez precoce na relação díade mãe-bebê no UTI Neonatal, além das influências das primeiras vivências dessas “mães prematuras” com seus pais e descendentes. Opostamente do que se pode pensar, em primeira instância, tal fenômeno não tem relação com a situação econômico-cultural, já que, mostra-se em diferentes classes sociais, não se restringindo aos países de terceiro mundo.

Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, UTI Neonatal, Relação Mãe-bebê, Teoria Psicanalítica.

Resumo: O Complexo de Édipo é um período de grandes mudanças para as crianças e ao mesmo tempo para os pais. O pai durante o complexo de Édipo, é de suma importância para a passagem saudável da criança por essa fase. Do mesmo modo que o comportamento da mãe em relação à criança também é de suma importância. Este é o momento em que o menino precisa afastar-se de sua mãe e a mãe afastar-se de seu filho, e a função do pai é fundamental para este afastamento acontecer; o menino envolvido entre o amor pelo falo e o amor pela mãe em certo momento precisara optar entre ficar com a mãe, seu primeiro objeto de amor, ou com o falo, percebendo que seu inimigo, o pai, é maior que ele, observa que a briga é desigual e teme a castração. Desta forma, este artigo tem o objetivo de analisar como uma fase incompreensível para os pais pode ser passada pela criança de modo saudável. A pesquisa foi realizada por meio da entrevista psicanalítica, com dois casais que têm seu primeiro filho, o qual é do sexo masculino. O método utilizado para a interpretação dos dados foi o psicanalítico, no qual o objeto de pesquisa e o pesquisador são formados no ato da pesquisa, e não se considera hipóteses prévias ou etapas predefinidas. Com esta pesquisa  pode-se perceber que o Complexo de Édipo é um período complicado para o pai em especial, e que a forma como esse passou pelo seu Complexo de Édipo quando criança influencia muito na forma como agora percebe o comportamento do seu filho. Nesta perspectiva, torna-se importante o estudo sobre a sexualidade infantil e o conhecimento do comportamento hostil do menino durante o Complexo de Édipo.

Palavras-chave: Complexo de Édipo, Sexualidade Infantil, Complexo de Castração.

Resumo: Este artigo é resultante de uma investigação teórica sobre o tema do brincar, pensada a partir de um caso atendido na Clínica Escola da UFMG. O brincar é aqui discutido abordado a parti do texto de Freud: Além do princípio do prazer (1920), acrescido de algumas contribuições da teoria de Lacan. A partir da discussão de fragmentos de um caso clínico, este artigo discute a importância do brincar na estrutura e na direção do tratamento das crianças.

Palavras-chaves: Criança, Brincar, Simbolização

Resumo: Este artigo buscou apresentar como o narcisismo se expressa nas redes sociais na contemporaneidade, bem como realizou uma integração teórico-prática a respeito dos conceitos de narcisismo e de virtualidade. Além disso, visou discutir as influências do virtual no comportamento narcísico, tendo em vista que as imagens propagadas nas redes sociais refletem a imagem que o sujeito deseja ter de si próprio e a busca por imagens que segue como modelo. A partir da análise de autores clássicos e atuais. Foi possível refletir sobre as novas configurações do narcisismo a partir do advento da internet, em especial, do Facebook.

Palavras-chave: Narcisismo, Virtual, Identidade. Redes sociais, Comportamento narcísico.

1. Introdução

Alguns analistas se prestaram a articular a Teoria Psicanalítica com a Clínica. Contudo, foi possível perceber que houve um diálogo com outros campos de saber, com outros autores, o que possibilitou um maior aprofundamento sobre o tema proposto.

Resumo: A problemática da ética sob o olhar da psicanálise exige uma ampliação de conceitos que descreva as diferenças entre ética e moral, focando a relação do psicanalista com ele mesmo e com o paciente, dentro e fora do setting. Acreditamos que a psicanálise é um processo psicoterapêutico e educativo do sujeito e que a ética é o lugar de sua legitimidade. Por isso, este artigo tem como objetivo descrever a relação entre a ética e a psicanálise e as implicações do sujeito ético.  

Palavras-chave: Psicanálise, Ética, Implicação.

Resumo: O presente artigo consiste em uma revisão teórica acerca do tema o dinheiro na psicanálise, que já vem presente desde o estabelecimento do contrato terapêutico. Foram contrastadas as visões de Freud, Lacan e outros autores contemporâneos referentes ao pagamento das sessões, a importância que o dinheiro assume no setting, bem como as questões libidinais nele envolvidas. Foram consultados também alguns artigos referentes ao tema.

Palavras-chave: Dinheiro, psicanálise, pagamento.

Resumo: A hipnose é um estado de alerta psicológica especial com características específicas como sugestibilidade, transe e baixo teor de defesas psíquicas, caracterizando um relacionamento mútuo entre hipnotizador e hipnotizado. Porém, em uma era autômata e a luz das descobertas da neurociência, grandes corporações, nacionais e internacionais, se utilizam de ferramentas poderosas geradas por essas novas conquistas científicas, do lado primitivo dos seres humanos (que nunca muda) e de seus condicionamentos automáticos evolutivos, para lançar uma "rede global" de mensagens persuasivas, subliminares ou não, com a intenção de criarem necessidades inexistentes ou implantadas nas vidas das pessoas e assim, exacerbando o consumo. Essa hipnose não consentida resulta em distúrbios patogênicos em massa, escravizando indivíduos a uma vida frenética, consumindo a maior parte de sua existência para suprirem padrões sociais atrelados às necessidades fictícias, construindo necessariamente versões de famílias neuróticas, relações socias patogênicas e um meio socioambiental desequilibrado.

Palavras Chave: Hipnose, Global, Obscura, Psicanálise.