De acordo com o CATÁLOGO BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES (CBO) o psicólogo do trabalho é um profissional que "exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional, realizando a identificação e análise das funções, tarefas e ocupações, organizando e aplicando testes e provas, realizando entrevistas, sondagens de aptidões e de capacidade profissional e no acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas ou por quem quer que se dêem as relações laboratoriais, a aquisição de pessoal dotado das habilidades necessárias, e ao indivíduo maior satisfação no trabalho".

O CEREST foi criado para atender aos trabalhadores vítimas de doenças ocasionadas pelo trabalho, além de atuar na área de prevenção das doenças. A implantação do centro é de extrema importância, uma vez que, a partir de agora, os trabalhadores contam com um espaço que oferece não só ajuda na solução de casos de acidentes ou doenças ocasionadas pelo trabalho, mas que também atua na área preventiva.

O que é psicologia organizacional? São os conhecimentos da psicologia aplicados na empresa. Mas é só ? Não, o conceito vai bem além. Antes de entendermos o que é psicologia organizacional, é importante que se tenha o conceito de trabalho. Dentro da visão Humanista, é definido como uma atividade que corresponde ao artificialismo da existência humana. A definição do Dicionário Aurélio o coloca como “atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual necessária para a realização de qualquer tarefa, serviço ou emprego”. O trabalho tem como finalidade suprir as necessidades humanas sejam elas financeiras, sobrevivência e/ou existências, pois o trabalho forma a identidade do indivíduo.

veja mais em Introdução à atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho

veja mais em História da Psicologia Organizacional

veja mais em O Surgimento da Psicologia Industrial

Página 10 de 10