Resumo: Os artistas fazem parte de uma categoria profissional que merece um aprofundamento científico e mais pesquisas envolvendo aspectos inerentes ao seu trabalho. O presente levantamento documental teve o objetivo de localizar a produção acadêmica publicada sobre o trabalho dos artistas, em sites científicos, no recorte transversal de 2000 a 2010 e classificar de acordo com seis dimensões: finalidade, tipo, estratégia, natureza, temporalidade e delineamento. Foram levantados sessenta e seis artigos e as dimensões que se destacaram quanto à finalidade foi básica e o tipo descritivo ambos na totalidade dos estudos pesquisados; estratégia da origem dos dados foi documental, com quarenta e quatro artigos; estratégia do local de realização de campo com sessenta e cinco artigos; natureza qualitativa com sessenta e dois artigos; temporalidade transversal com sessenta e quatro artigos e delineamento de levantamento com cinquenta e oito artigos. Os dados poderão contribuir na preparação de futuros trabalhos acadêmicos não só nas áreas psicológica e artística.

Palavras-Chave: trabalho dos artistas, pesquisa documental, psicologia organizacional e do trabalho.

1. Introdução

Após admitir um funcionário e treiná-lo, as empresas precisam se preocupar em mantê-los. Diante disso se dá a importância das recompensas organizacionais, que é um fator muito importante para manutenção das pessoas dentro de uma empresa.

As pessoas ao trabalharem contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades executando tarefas diversas, mas em contrapartida esperam o retorno do trabalho realizado. As recompensas oferecidas pela organização influenciam a satisfação dos seus parceiros, visto que estes estão dispostos a investir com os seus recursos individuais na medida em que obtém retornos e resultados dos seus investimentos (CHIAVENATO, 2008).

Resumo: Embora seja um conceito de difícil definição a satisfação no trabalho pode ser entendida como uma atitude, possuindo assim componentes afetivos, cognitivos e comportamentais. A satisfação é resultado de um conjunto de fatores e tem grande influência no desenvolvimento das atividades do trabalhador dentro e fora do ambiente de trabalho impactando a saúde física e mental. Por meio desse trabalho, buscou-se analisar a satisfação no trabalho dos professores, utilizando o método estudo de caso (quali-quanti) com professores de uma Escola do Ensino Médio no município de Cachoeira-BA, buscou-se também identificar as principais causas da satisfação e insatisfação no trabalho docente e como a (in) satisfação influencia na saúde do mesmo.

Palavras-chaves: satisfação, trabalho, satisfação no trabalho, insatisfação.

1. Considerações Iniciais

As empresas estão constantemente admitindo novos funcionários, e isso exige delas um preparo para decisão quanto ao ingresso ou não de um candidato em sua equipe. Esse processo de admissão deve ser bem planejado, de modo que o novo funcionário tenha a maior possibilidade de atender as suas expectativas.

O que se percebe no meio empresarial é uma busca constante por profissionais que apresentem as qualidades necessárias ao cumprimento das responsabilidades do cargo que vai assumir e isso é reflexo da crescente valorização das pessoas que compõem uma empresa. Contratar e reter talentos são processos vitais para as organizações.

Resumo: Este trabalho objetiva investigar a atuação dos corretores de imóveis de forma a apresentar um diferencial competitivo com fundamentos na psicologia. Esta última que contribui com o desempenho dos vendedores no contato com os consumidores, de forma a ressaltar a importância que deve ser disposta ao consumidor de maneira específica, respeitando assim, a unicidade de cada indivíduo, ressaltando fatores que devem ser percebidos pelo consumidor para o sucesso dos negócios tais quais; a confiança e a lealdade. A realização deste artigo foi por meio de revisão literária.

Palavra-chave: Corretores de imóveis, psicologia, vendas.

1. Considerações Iniciais

O momento atual designa uma forte concorrência entre as organizações do trabalho o que acaba por gerar uma crescente busca por pessoas competentes, capazes de fazer o diferencial dentro das empresas.

Quando uma empresa está com uma vaga em aberto dentro do seu quadro de pessoal é necessário que ela admita um novo funcionário. O processo de admissão de novas pessoas deve ser bem administrado para que o novo componente seja o que a empresa necessite para o desenvolvimento das atribuições do cargo em questão.

1.  Introdução

As organizações do trabalho, ao longo dos tempos, foram evoluindo quanto ao valor empregado ao seu pessoal. Antes estes eram considerados apenas como recursos, ao lado de tantos outros que fazem parte das organizações, dessa forma eram vistos como servis e passivos. Atualmente a realidade não é a mesma. Todas as mudanças sofridas pelas empresas as levaram em uma única direção: o reconhecimento do ser humano.

O ponto central da área de Gestão de Pessoas é a noção de que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso das empresas na modernidade.

Considerações Iniciais

No campo da ciência psicológica, o trabalho tem sido considerado uma das formas de significar a existência humana, a partir da transformação da natureza do próprio homem com suas experiências singulares a partir das atividades que desenvolve. É através do trabalho que o sujeito reconhece a si mesmo e, pela via desse movimento, reconhece o outro e produz subjetividade, que é um foco de estudo dessa área.