O documentário “Ônibus 174” do diretor José Padilha, produzido a partir de um sequestro real de um coletivo da cidade do Rio de Janeiro, traz reflexões importantes sobre as questões sociais. Além de elucidar pontos consideráveis no que se refere a invisibilidade social, aponta também para a falta de políticas públicas para aqueles que estão à margem da sociedade, a atuação do Estado na segurança pública e o despreparo de pessoas envolvidas nesse trabalho.

A Síndrome da Adolescência Normal

O filme norte-americano Aos Treze (2003), mostra uma realidade chocante da juventude atual. Seus medos, inseguranças, alegrias, sonhos e frustrações são considerados de maneira extrema. A jovem Tracy é uma garota “normal” de treze anos, uma boa aluna e boa filha. Ao entrar no colegial ela se depara com a jovem Evie, a garota mais popular da escola, que todos invejavam por ela ser desejada pelos garotos, ter amigas populares também, andar bem arrumada, etc. A mãe de Tracy era cabeleireira e tinha um salão em casa, levavam uma vida de classe média, sem luxo, pois tinha que sustentar sozinha Tracy e seu irmão, Mason.

O presente trabalho refere-se ao filme “Longe Dela” (2007) e traz discussão sobre outra importante e delicada fase do desenvolvimento humano que é o envelhecimento, um processo universal e individual que envolve em seu contexto aspectos biopsicossocial; é um processo universal por ser natural, por ocorrer independente da vontade da pessoa e de forma gradual em indivíduos que finalizam a fase adulta, e é individual por ocorrer de forma peculiar e num tempo próprio a cada pessoa, que percebe e vivencia as alterações orgânicas, físicas e emocionais de forma diferenciada emitindo sua resposta na própria forma de encarar e viver esta fase da vida.

O presente relatório refere-se ao filme “Meu Pai, uma Lição de Vida” (1989) traz discussão sobre uma outra importante e delicada fase do desenvolvimento humano que é o envelhecimento, um processo universal e individual que envolve em seu contexto aspectos biopsicossocial; é um processo universal por ser natural, por ocorrer independente da vontade da pessoa e de forma gradual em indivíduos que finalizam a fase adulta, e é individual por ocorrer de forma peculiar e num tempo próprio a cada pessoa, que percebe e vivencia as alterações orgânicas, físicas e emocionais de forma diferenciada emitindo sua resposta na própria forma de encarar e viver esta fase da vida. Mais que falar do envelhecimento, o filme de Gary David Goldberg é uma belíssima obra, um drama sobre a complexa relação familiar, a dificuldade de envolvimento entre pai e filho e os valores que realmente são importantes na vida e que são aprendidos e vividos nesta relação.

O livro “O Que é Trabalho” tem como foco principal desmistificar todas as crenças populares que se tem a respeito da palavra “trabalho”. Muitas vezes as pessoas exercem um trabalho, mas não tem noção do que ele realmente seja, e é isso que o livro trabalha ao longo dos capítulos.

Página 4 de 4