Abraham Maslow - Biografia

1 1 1 1 1 Avaliações 0.00 (0 Avaliações)
(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)

Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklin, Nova Iorque em Primeiro de Abril de 1908. Foi o primeiro de um total de 7 filhos de pais imigrantes russos. Os pais de Maslow não tinham nenhum estudo, o que não impediu que insistissem que os filhos tivessem a melhor educação. A família gostaria que Abraham fosse advogado, e, para atender os desejos dos pais se matriculou na faculdade de direito em Nova Iorque. Estudou, no entanto, apenas um ano e meio e se transferiu para a Universidade de Cornell.

Depois de se casar, contra a vontade de seus pais, com Bertha Goodman, sua prima. Se mudou para Wisconsin onde conheceu Harry Harlow, famoso pelos estudos sobre comportamento com filhotes de macacos. Isto despertou o interesse de Maslow pela psicologia, a qual fez questão de estudar na Universidade. Recebeu os títulos de Bacharel em 1930, Mestre em 1931 e Doutor em Psicologia pela Universidade de Wisconsin em 1934.

Em 1935 Maslow retornou a Nova Iorque onde foi trabalhar na Universidade de Columbia. Logo depois começou a lecionar na Universidade do Brooklin, onde teve a oportunidade de conhecer os mais notáveis psicólogos da época. Depois de conviver durante vários anos com estudos e pesquisas com Orangotangos e macacos, Maslow passou se interessar pela motivação humana. Iniciou a produção de diversos artigos sobre este tema que culminaram com a sua mais conhecida obra: a Teoria a respeito da Hierarquia das Necessidades Humanas.

Depois de alguns problemas de saúde Maslow passou alguns anos na Maslow Cooperage Corporation, empresa de seus irmãos. E, apesar da insistência destes para que Maslow se unisse a eles, dois anos depois, Maslow retornou a Nova Iorque onde passou a dirigir a faculdade de Psicologia da Universidade Brandeis. Decepcionado com a resposta dos alunos a suas aulas, Maslow passou a se dedicar à administração da faculdade e à publicação de artigos que culminaram com a obra "Motivation and Personality" (Maslow Theory), aclamada até hoje pelos seguidores do autor.

Na década de 60 após entrar em contato com a obra de Peter Drucker e Douglas McGregor, Maslow se envolveu com a área de Gestão de negócios. Passou então a correlacionar as teorias de motivação e personalidade com os estudos de gestão.

No fim da década de 60, foi honrado como "Humanista do ano" pela Associação Americana de Psicologia, que o elegeu presidente. Maslow morreu em 8 de junho de 1970, vítima de um ataque cardíaco, quando passeava próximo à sua residência.

Curso online de

Transtornos de Ansiedade

 Transtornos de Ansiedade

Aprofunde seus conhecimentos e melhore seu currículo

Carga horária:  60 Horas

Recém Revisados