(Tempo de leitura: 31 - 62 minutos)

Resumo: Este artigo traz a discussão de como se manifesta a persona e sombra no Orkut, buscando através desta temática, compreender primeiramente, a constituição histórica deste ambiente sócio – virtual, pois tem se configurado como mais uma ferramenta pontecializadora da sociedade do espetáculo. O foco principal desta pesquisa foi fazer uma análise dos perfis orkutianos, tendo como referencial teórico, os conceitos da persona e sombra, na tentativa de perceber as possíveis implicações deste site de relacionamento no processo de individuação dos usuários. Neste artigo, foi realizada uma pesquisa de campo através de entrevistas semi – estruturada no intuito de buscar subsídios que auxiliassem a coleta de informações trazidas pelos participantes, visando obter um entendimento sobre os pontos de vista e experiências descritas, promovendo a partir disso, reflexões a respeito das significações dadas pelos mesmos, acerca de tais vivências, descrevendo uma realidade sem nela interferir.
Palavras–chave: Orkut, persona e sombra, sociedade do espetáculo, processo de individuação.

(Tempo de leitura: 15 - 29 minutos)

Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Eis alguns questionamentos que carregamos ao longo da vida e, segundo C. Gustav Jung (1987), estarão mais presentes a partir da metanóia (ou segunda metade da vida) - palavra grega que tem duas raízes: meta, que significa tanto “grande mudança” quanto “além”, e noia, derivada de nous, uma palavra de múltiplos e complexos significados, inclusive “consciência superior” -, quando o homem passa a se questionar sobre o sentido da vida, em busca da espiritualidade. Respondê-los tem sido o grande desafio das ciências, que realizam estudos e pesquisas na tentativa de elucidar tais mistérios.

(Tempo de leitura: 2 - 4 minutos)

Pretende-se, neste artigo, relacionar o evoluir mais recente da sociedade chinesa no que diz respeito à Máscara e Sombra.

Tenha-se em conta, baseando-nos, por exemplo, no meu artigo Máscara ( Persona ) e Sombra de Jung: suas relações com o Capitalismo e o Comunismo ( Resende, 2007 ), que o Comunismo estará mais associado à Sombra enquanto que o Capitalismo estará mais associado à Máscara. Deste modo, se pode associar o comunismo presente na União Soviética com a predominância da Sombra podendo-se relacionar o capitalismo presente nos Estados Unidos da América com a predominância da Máscara.

(Tempo de leitura: 4 - 8 minutos)

Carl Gustav Jung criou e aprimorou o conceito de reflexivo e ativo para Introvertido e Extrovertido. Primeiro os tipos gerais de atitude, que se distinguem pela direção de seu interesse, pelo movimento de sua libido; os outros, tipos funcionais. Os tipos gerias de atitude diferencia-se por seu comportamento em relação ao objeto. Entende-se para esses termos que o Introvertido dá enfoque ao objeto e, a Introversão, refere seu enfoque ao sujeito.

Página 3 de 3

Leia mais com Kindle

Tenha a melhor experiência de leitura com seus livros em um Kindle.

Curso online de

Violência Doméstica - Infância e Adolescência

 Violência Doméstica - Infância e Adolescência

Curso 100% online e com certificado de 60 Horas

Boletim por e-mail

Junte-se aos mais de 98.210 leitores que recebem nosso boletim eletrônico:


Parceiros

Portal Psicologia