(Tempo de leitura: 4 - 7 minutos)

Resumo: A instauração e manutenção da transferência no enquadre psicanalítico, viabiliza a possibilidade da psicanálise propriamente dita.  No processo psicoterapêutico, para que este seja possibilitado, há que haver o equivalente à transferência que é o rapport. Enquanto a transferência acontece num tempo variável podendo demandar dias, meses e até mais tempo, o rapport ao contrário pode ser facilitado e fomentado de várias maneiras. As mais conhecidas e comuns são dicas de conversação que visam de início “quebrar o gelo” e deixar o cliente mais relaxado e à vontade.  Essas dicas são boas, contudo ficam muito aquém do desejável, principalmente se considerarmos a exigüidade do tempo utilizado pelo profissional medico no atendimento clínico, bem como a importância da instauração e manutenção do rapport no processo psicoterapêutico.

Palavras-chave: Psicologia, Psicoterapia, Rapport, Empatia, Confiança, Transferência, Comunicação Inconsciente, Comunicação Subliminar.

(Tempo de leitura: 17 - 34 minutos)

Resumo: Este artigo apresenta, de forma sucinta, uma pesquisa bibliográfica sobre casais com dificuldades em engravidar na contemporaneidade, nesse sentido, tem recorrido às Técnicas de Fertilização Assistida na intenção de conceber o próprio filho. Essa procura tem repercutido entre os diversos países, inclusive no Brasil. Nesse caso, o projeto parental se presume no desejo de ter um filho mesmo que para isso a ciência conceda. Considerada como um dos procedimentos da reprodução assistida, a cessão de útero temporário ainda é uma técnica bastante nova, com pouca experiência e sem leis específicas. É regulamentada pela resolução 2.013/13, do Conselho Federal de Medicina que autoriza o útero temporário por outrem na impossibilidade extrema de gestação. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a complexidade das relações envolvidas entre a mãe doadora, bebê e pais do projeto parental e propor uma discussão a partir das bases psicanalíticas. Como resultado deste trabalho, percebeu-se que a complexidade envolvida nessa temática se faz fundamental escutar as palavras do casal que deseja pactuar com a doadora do útero esse projeto. Assim, como quanto à compreensão do envolvimento de outra mulher e do médico em todo esse processo.

Palavras-chaves: Reprodução Humana Assistida, Desejos, Impasses.

(Tempo de leitura: 12 - 23 minutos)

Resumo: O presente artigo propõe-se a estudar que o abuso sexual na infância pode desencadear trauma psíquico profundo, bem como originar mudanças na dinâmica psíquica da vítima, além de provocar sintomas adoecidos na adultez. Como possibilidade interventiva, a psicoterapia psicanalítica possibilitará a reestruturação da personalidade, bem como ressignificação da psique do sujeito psicoterapeutizado. O objetivo primordial do estudo em balha é esclarecer a respeito da visão contemporânea do abuso sexual infantil, adentrando na instalação do trauma no psiquismo e entendendo seu dinamismo, bem como que a psicoterapia psicanalítica pode intervir para que tais sintomas venham a ser minimizados. O método utilizado para compilação será a revisão bibliográfica a partir da literatura psicanalítica adentrando nas contribuições e conceptualização do abuso sexual. Os resultados encontrados possibilitaram elencar que as alterações na estrutura psíquica impactam diretamente a vida do sujeito vitimado na infância. Deste modo, a partir do trauma perpetrado a partir do abuso sexual, a vítima passa a ter sofrimento psíquico e a psicoterapia é de fundamental importância para que a mesma atravesse o trauma com o mínimo de sofrimento possível.

Palavras-chave: Abuso Sexual, Trauma, Psicanálise.

(Tempo de leitura: 7 - 14 minutos)

Resumo: O presente artigo é um estudo de caso de uma paciente de vinte e quatro anos e teve como objetivo investigar e analisar a função dos comportamentos apresentados em sua queixa, elaborar um plano de intervenção de acordo com sua demanda, bem como a formação de vínculo no processo terapêutico, além de relatar os aspectos emocionais, as situações vivenciadas na prática e a importância do estágio supervisionado para um aluno do curso de Psicologia. Para o embasamento teórico de nossa análise, foram utilizados textos referentes à Análise do Comportamento, tendo como principais nomes: Skinner, Kohlenberg, Tsai e Caballo, entre outros.

Palavras-chave: Clínica, Psicologia, Estudo de Caso.

(Tempo de leitura: 14 - 28 minutos)

Resumo: O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, bem como da experiência vivenciada na escola através do estágio supervisionado de pós-graduação em neuropsicopedagogia clinica. Essa pesquisa tem como base teórica a abordagem neuropsicopedagógica. O objetivo desse artigo é de fazer um breve estudo sobre os comportamentos inadequado/disfuncionais (hiperativos e impulsivos) apresentados por crianças que possui TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), bem como os prejuízos acadêmicos, sociais e afetivos desses na vida das mesmas. Descreveu-se também algumas práticas neuropsicopedagógicas que podem e devem ser desenvolvidas pelos pais e professores com a intenção de melhorar a aprendizagem e proporcionar a mudança de comportamento da criança.

Palavras-chave: TDAH. Desatenção. Hiperatividade. Impulsividade. Aprendizagem.

(Tempo de leitura: 18 - 36 minutos)

Resumo: O presente artigo tem como objetivo traçar as características do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e o seu tratamento por meio da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental).  Este transtorno de desenvolvimento é muito evidenciado nos dias atuais, por isso torna-se pertinente este estudo. Para abordar os aspectos cognitivos do quadro e o tratamento será utilizada a TCC como fundamentação teórica, dessa forma o procedimento metodológico utilizado será a pesquisa bibliográfica. Será ressaltada a pertinência de tal abordagem no tratamento deste transtorno e na busca por um conjunto de ações em prol do tratamento para o TDAH. Através deste estudo, observa-se a importância e a necessidade de atuação da família e da escola para a melhoria da qualidade de vida do sujeito diagnosticado como tendo este transtorno. Pretendeu-se evidenciar que tanto para a família, quanto para a escola, lidar com tal transtorno apresenta-se como um desafio e requer um envolvimento mútuo de todos.

Palavras-chave: TDAH, Criança, Escola, Família, Interação, TCC.

(Tempo de leitura: 6 - 12 minutos)

Resumo: O trabalho apresentado procura compreender a importância, contribuições e posicionamento da Técnica Cognitiva Comportamental (TCC) frente às demandas das múltiplas dificuldades encontradas na terapia com a pessoa idosa, mais especificamente as possibilidades de atuação do profissional de psicologia nesse contexto, e como a família se coloca diante dessa perspectiva. Pois, através de algumas pesquisas referentes ao trabalho psicológico na sociedade, foi possível observar como ainda é insuficiente o trabalho oferecido a essa demanda.  Progressivamente, observou-se que estudos psicológicos mais precisos e eficazes sobre a realidade social dos idosos são escassos, principalmente no que concerne ao trabalho psicológico na perspectiva cognitiva comportamental (TCC). Neste contexto, foi possível observar que embora o envelhecimento seja um processo natural, há pouco planejamento para o pós-aposentadoria. E, apesar ser esta fase da vida marcada por mudanças entre elas à alteração na estrutura familiar e o desligamento das relações de trabalho, pouco se estuda sobre o fenômeno (psicológico). Sendo essa um tempo de dúvidas em relação ao aproveitamento das experiências de uma vida ativa, sobre o que fazer neste período após longos anos de afazeres e ocupações, surge o interesse pela temática.

Palavras-chave: Intervenção, Terapia Cognitivo Comportamental, Idoso.

(Tempo de leitura: 20 - 40 minutos)

Resumo: O trabalho a seguir conta à história de uma jovem de 30 anos, surpreendida pela gravidez inesperada. A narrativa perpassa pela dificuldade da jovem em ser aceita gravida e assumir esse papel de mãe, em função das dificuldades encontradas por ela na gestação e durante os cuidados do recém-nascido. A gestação da jovem traz impactos no arranjo familiar e ao mesmo tempo permite ao casal traçar um novo planejamento de vida, para receber o novo membro familiar e inclui-ló na rotina. O estudo de caso permite ao leitor compreender como a sexualidade é inserida na vida das mulheres, como se da essa relação mãe bebê, e traz novos significados sobre a gestação, ressaltando os papeis e responsabilidades da família. Para se construir um novo contexto histórico é indispensável contar com o olhar humano, para os casos de gestação.

Palavras-chaves: Gravidez. Relação mãe bebê. Papeis. Responsabilidades.

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