Atribuições Causais do Rendimento Escolar: Estudo Preliminar com Estudantes do Ensino Superior

Atribuições Causais do Rendimento Escolar: Estudo Preliminar com Estudantes do Ensino Superior
(Tempo de leitura: 12 - 23 minutos)

Resumo: Com este artigo pretendemos ampliar o conhecimento sobre os processos de atribuições escolares, mapeando as várias razões que os estudantes do Ensino Superior colocam por detrás do seu sucesso ou fracasso escolar. O trabalho incidiu ainda na investigação sobre o impacto de algumas variáveis sócio-académicas (por exemplo, sexo, idade, ano de curso, habilitações literárias ou nível de instrução dos pais) que, de certo modo são associadas aos processos de atribuições causais. É um estudo preliminar, o qual pretendeu abordar os fatores relacionados com as atribuições causais dos estudantes do Ensino Superior a partir da perspectiva das suas próprias experiências de aprendizagem e, ao mesmo tempo permitir uma aproximação a formas de avaliação das atribuições causais através das verbalizações dos sujeitos ou das suas respostas em questionários. A amostra foi constituída por um grupo de 130 estudantes do Ensino Superior. O instrumento básico para a recolha de dados foi o Questionário de Atribuições do Rendimento Escolar (QARE/05). Os resultados apontam para uma internalidade no que se refere aos padrões atribuicionais exibidos pela nossa amostra. Algumas diferenças notam-se no que se refere a variáveis sócio-demográficas embora não nos permitam tomar decisões definitivas pois a nível da amostra tais diferenças não se mostraram estatisticamente significativas sugerindo portanto mais estudos para o aprofundamento da relação entre o constructo em análise e as variáveis sócio-demográficas tomadas em consideração. Implicações educativas são pertinentes no que se refere a formação dos vários intervenientes no processo educativo se tomarmos em consideração que os processos de atribuições causais influenciam seja no rendimento académico, na motivação e na futura aprendizagem.  

Palavras-chave: Atribuições causais, Rendimento académico;Rendimento académico, Motivação; Diferenças de Género; Ano de Curso.

 

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