(Tempo de leitura: 13 - 25 minutos)

Resumo:

As drogas inserem-se em vários contextos e assumem funções diversas. Muitos podem ser o objeto de uma adicção, desde a comida até a droga, sendo uma forma de relação com os objetos, pode abarcar qualquer objeto da sociedade de consumo. Este trabalho busca problematizar sobre o tema da drogadição. Realiza uma reflexão teórica sobre o uso de drogas, adicção e toxicomania. O uso e tráfico de drogas são atividades inseridas nos ideais da sociedade de consumo. A droga, atualmente faz parte de uma infindável lista de objetos de consumo postos para o sujeito.

(Tempo de leitura: 4 - 8 minutos)

Neste artigo busca-se fazer uma explanação geral sobre a adoção homoafetiva colocando-se uma breve evolução do entendimento dos conceitos de família. Busca-se realizar análise numa perspectiva psicanalítica da situação familiar na qual se inscrevem adotantes homossexuais. São colocadas também questões presentes na lei referentes à circunstância apontando-se favoravelmente a adoção como um fator de auxilio a garantia de direitos da criança e do adolescente.

Palavras-chave: adoção. Homoparentalidade. Nome-do-pai.

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)

A lei 4119 de 27 de Agosto de 1962 é a responsável pela descrição básica dos cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Editada no Governo de Jânio Goulart, um dos maiores incentivadores da adoção de políticas na área da educação do país, tendo ao seu lado no Ministério da Educação o grande Darcy Ribeiro. Em um período pré-golpe militar, instabilidade política e incerteza, bravamente lutou pelos ideais sociais, o que acabou por levar a sua deposição, uma vez que foi amplamente divulgada a idéia que a tentativa do Presidente seria da instalação do Comunismo no Brasil. Toda a catalisação das idéias anti-Goulart foram patrocinadas pelo IPES, Instituto mantido por um general do Exercito que acabou por atingir seus objetivos em Abril de 1964, com a Marcha pela Família, com Deus pela Liberdade, que foi uma serie de manifestações contra o Governo. Com a nova etapa política que se iniciou, a educação passou a não ser mais o carro chefe do governo, bem como as demais mediadas socio-equalitárias. Fator esse que para o desenvolvimento da Psicologia, assim como das demais ciências humanísticas, acabou por gerar um aprimoramento técnico em detrimento da discussão, analise e crítica.

(Tempo de leitura: 3 - 6 minutos)

A Psicologia Jurídica é a aplicação dos saberes e das práticas psicológicas na área jurídica, ou seja, é a área principal de interface entre a psicologia e o direito. O termo Psicologia Forense também pode ser utilizado para se referir à prática da psicologia no sistema jurídico, porém é menos utilizada no Brasil.

Página 8 de 8

Leia mais com Kindle

Tenha a melhor experiência de leitura com seus livros em um Kindle.

Curso online de

Reintegração Social

 Reintegração Social

Curso 100% online e com certificado de 60 Horas

Boletim por e-mail

Junte-se aos mais de 98.210 leitores que recebem nosso boletim eletrônico:


Parceiros

Portal Psicologia