A Doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum entre a população idosa, é degenerativa e que ainda não há cura, apenas tratamento para retardar a evolução e tratar os sintomas associados. Desta forma, o portador em fase inicial apresenta dificuldades cognitivas como perda de memória, desorganização espaço-temporal, mudança de comportamento, que vão progressivamente levando-o a dependência de cuidados em tempo integral, motivo pelo qual, a presença de um cuidador(a) torna-se inevitável. Muitas famílias, por diversos fatores, assumem o cuidado do doente pelo menos até a fase intermediária. No entanto, há casos em que a opção mais apropriada para a família é a contratação de uma pessoa para executar este papel.

Alzheimer é uma doença neurológica que afeta o Sistema Nervoso Central devido à progressiva degeneração dos neurônios, afetando sobremaneira o raciocínio e o comportamento do portador.  A doença é classificada em fases: Inicial, Intermediária e Avançada ou Terminal. A distinção destas fases é importante, pois é a partir deste conhecimento que o profissional da saúde poderá adequar o tratamento, bem como, a intervenção junto aos familiares e cuidadores, considerando as necessidades do portador.

A Doença de Alzheimer (D.A.) tem sua maior incidência em pessoas acima dos 65 anos de idade e, com o impacto do diagnóstico, as famílias se deparam com questões que abalam a auto-estima, a segurança e a esperança. Além de recursos médicos para o diagnóstico e tratamento da D. A., a família precisará contar com pessoas da comunidade para ajudar o portador num momento de dificuldade.

Página 3 de 3

Avaliação Neuropsicológica

Aprofunde seus conhecimentos e melhore seu currículo

Carga horária:  60 Horas