O Desenvolvimento Social da Criança

1 1 1 1 1 Avaliações 0.00 (0 Avaliações)
(Tempo de leitura: 3 - 6 minutos)

O veiculo primário para o desenvolvimento das relações com os colegas ou companheiros é a brincadeira com as outras crianças. Tais brincadeiras não ocorrem com freqüência antes do dois anos. Entre a idade de 02 a 05 anos, as interações das crianças se tornam mais freqüentes, mais fortalecidas, mais sociais e complexas. Nos primeiros anos da pré-escola, as crianças se engajam principalmente em brincadeiras solitárias, em que não prestam atenção aos colegas, ou em brincadeiras paralelas, em que brincam próximas umas as outras, sem interagir.

Uma proporção cada vez maior de brincadeiras depois de 03 anos é associativa, na qual as crianças brincam juntas, mas não de uma maneira coordenada, ou cooperativa, na qual as crianças interagem, ajudando-se a atingir um objetivo comum ou assumindo diferentes papéis.

Idade

Desenvolvimento social

06 meses

Pode-se notar um interesse positivo das crianças por outras.

10 meses

Interesse por outras crianças se torna mais evidente, as crianças dessa idade aparentemente ainda preferem brincar com objetos, mas brincarão uma com a outra se não houver brinquedos disponíveis.

14 a 18 meses

Começamos a ver duas ou mais crianças brincando juntas com brinquedos, chamado “brincar paralelo”.

18 meses

O brincar mais coordenado, como quando uma criança corre atrás de outra, ou imita a ação de outra com um brinquedo. Por volta dessa mesma idade, os bebês também começam a mostrar preferência por companheiros de brincadeiras.
Essas primeiras interações com os iguais ainda são muito primitivas. Na maior parte do tempo, as crianças dessa idade ignoram os convites dos outros para uma interação, e quando brincam juntas é geralmente em torno de brinquedos comuns.

18 meses aos 2 anos

 

As brincadeiras das crianças mudam de respostas primeiramente sensório-motoras tais como correr ou bater com um martelo de madeira, para brincadeiras, para brincadeiras mais simbólicas e solitárias, tais como fazer de conta que esta dirigindo um carro ou trocar fraldas de uma boneca. Durante esse período, as crianças mostram tipicamente, mais interesse por brinquedos e objetos do que pelas outras crianças que estão na sala, embora muitas vezes elas se aproximem e, em breves encontros, se toquem, sorriam, passem as mãos nos cabelos, imitem uma a outra e troquem brinquedos.

02 a 03 anos

 

a criança constrói seu pensamento e sua identidade através de um processo de imitar a outra pessoa e opor-se a ela. Elas começam a mostrar um interesse real em brincar com outras crianças. Elas se oferecem para ajudar outra criança que esta machucada, oferecem um brinquedo, ou tentam consolar alguém. As crianças dessa idade apresentam apenas um entendimento inicial do fato de que os outros sentem diferentemente dela, mas obviamente compreendem o suficiente sobre as emoções dos outros para responderem de maneira apoiadora e simpática quando vêem outras crianças ou adultos machucados ou tristes, este e o chamado comportamento pró-social.
Depois desses anos iniciais, existem varias tendências. As crianças mais velhas tendem mais a compartilhar objetos ou dinheiro com os outros.
Em qualquer idade, as crianças variam muito na quantidade de comportamentos altruístas que apresentam

03 anos

A criança manifesta a crise de oposição caracterizada pela necessidade de afirmação e independência, incluindo muitas rivalidades. Será a criança “do contra” que recusa as propostas dos adultos e que freqüentemente tem um “não” como resposta.
Nas palavras de Wallon, esta é a “idade negativista do não, do eu, do meu”. Por necessidade de auto-afirmação, tenta impor seu ponto de vista pessoal, tenta fazer valer seus caprichos ou sua oposição.
Esse pode ser considerado nos conceitos de Piaget, o egocentrismo. Piaget considerava as crianças pré-operacionais como egocêntricas, incapazes de entender que suas próprias perspectivas, ponto de vista, pensamentos, motivos, intenções e atitudes são diferentes das dos outros. Ele mantinha que o egocentrismo começa a declinar fortemente aos 6 ou 7 anos.

06 a 07 anos

As crianças atingem o estagio de operações concretas e reconhecem que as outras pessoas têm seus próprios pensamentos, pontos de vista e intenções. Entretanto, evidências recentes demonstram que mesmo crianças muito pequenas não são tão egocêntricas quanto Piaget supôs. Freqüentemente, elas têm ciência de que as outras pessoas não vêem as coisas da maneira que elas vêem, e muitas vezes modificam seu comportamento para atender as necessidades e interesses dos outros.
As crianças em idade escolar passam mais tempo com seus amigos do que os pré-escolares, e elas gradualmente desenvolvem uma coleção maior de amizades individuais. Também existem diferenças fascinantes na qualidade do relacionamentos nas amizades dos meninos e das meninas nesses anos, os grupos masculinos são maiores e aceitam mais membros novos do que o das meninas, os grupos e as amizades dos meninos parecem centrar-se mais na competição e dominância do que os das meninas. As amizades entre as meninas incluem mais concordância, aquiescência e auto-revelação do que acontece entre meninos.

A brincadeira social durante todo o desenvolvimento da criança é um exercício agradável e de autoconsciência realizado em conjunto, e oferece as crianças uma chance de explorar padrões de interação social que raramente vivenciaram na vida real.

Sobre o Autor

Maria Aparecida Melo é estudante do 11º período de psicologia, estagiaria da clinica NUTEC, atuação em desenvolvimento atípico e terapia comportamental.

Referências

GALVÃO, IZABEL. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

MUSSEN, P. H; CONGER, J. J; KAGAN, J; HUSTON, A. C. Desenvolvimento e personalidade da criança. Trad: Maria Lucia G. L. Rosa. São Paulo: Harbra, 1990.

BEE, HELEN. A criança em desenvolvimento. Trad. Maria Adriana Verissimo Veronese. – 7 ed.- Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Curso online de

TDAH em crianças e adultos

 TDAH em crianças e adultos

Aprofunde seus conhecimentos e melhore seu currículo

Carga horária:  20 Horas

Recém Revisados