Resumo: O presente estudo tem como objetivo mostrar principais causas e sintomas da depressão pós-parto e a importância de seu diagnóstico precoce. A doença acontece nos primeiros meses de vida, na fase do puerpério, envolve a interação de fatores orgânicos, hormonais, psicossociais e a predisposição feminina. É um dos transtornos que mais acomete as mulheres, ganha destaque por sua relevância social e clínica, e pelo aumento de sua incidência nas últimas décadas. Optou-se por desenvolver uma pesquisa de revisão sistemática sobre o tema, por meio da análise e estudo de artigos.

Palavras chaves: depressão pós-parto, puerpério, mãe.

Resumo: O presente trabalho aborda a temática da depressão infantil, tendo como objetivo demonstrar quais fatores são indicativos de depressão infantil, explicando seu conceito, principais etiologias, sintomas e tratamentos dessa patologia. A depressão infantil é um transtorno de humor encontrado em crianças e adolescentes, cuja faixa etária varia de 0 a 19 anos de idade e não pode ser baseada sob a ótica de apenas um fator, visto que ela é multifatorial, ou seja, para diagnosticar uma criança com essa patologia devem-se levar em consideração os fatores genéticos, ambientais, familiares, sociais, culturais e educacionais em que a criança está inserida. A depressão na infância é caracterizada como uma associação de vários sintomas, sendo o humor irritável e a tristeza os mais sinais mais frequentes. O diagnóstico e tratamento são mais eficientes quanto mais cedo detectados e realizados e a família e escola exercem grande influência na existência de quadros depressivos na infância.

Palavras-chave: Criança. Depressão infantil. Psicologia infantil.

Resumo: O presente artigo apresenta  uma revisão bibliográfica sobre conceitos gerais de Autismo e Síndrome de Asperger. Tem como objetivo apresentar de forma clara e sucinta definições sobre a temática, elencar as principais características de indivíduos com o transtorno, assim como verificar suas interações sociais, principalmente nos âmbitos familiar e escolar. A educação inclusiva para estes indivíduos também é verificada neste material.

Palavras-chave:  Autismo. Síndrome de Asperger. Interações sociais. Educação inclusiva.

A Prática do Yoga como Tratamento Alternativo na Intervenção do Transtorno da Ansiedade: História do Yoga como uma Prática de “curas” Milenar

Resumo: Partindo do pressuposto que no futuro boa parte da população sofrerá com algum tipo de TA (transtorno de ansiedade), analisamos e verificamos que o yoga pode ser utilizado como tratamento alternativo para esse problema, e assim, contribuir positivamente e com grande escala de boas recuperações na vida das pessoas. A ansiedade é um “mal” que afeta o psicológico somatizando no físico. Portanto, o foco desse estudo bibliográfico é mostrar como a prática do yoga vem mediar o problema do TA trazendo vários benefícios e bem-estar para as pessoas. Denotamos que as teorias acerca dessa modalidade de tratamento são inovadoras, mas que já é comprovadamente eficaz e relevante, assim como bem-sucedida e com boa relação custo-benefício no tratamento dos transtornos de ansiedade.

Palavras-chave: Transtorno da Ansiedade, Yoga, Eficácia, Tratamento alternativo.

Resumo: O TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo caracteriza-se por obsessões ou compulsões que interferem significativamente na vida do indivíduo, impossibilitando-o muitas vezes de conviver socialmente com outras pessoas. As causas podem estar ligadas a fatores biológicos, psicológicos e com experiências precoces de vulnerabilidade. Existem evidências de que o contexto familiar contribui e influencia para o surgimento de pensamentos e impulsos que se tornam inaceitáveis. O tratamento pode ser feito com recursos farmacológicos e psicoterápicos, os melhores resultados são obtidos com essa combinação de recursos. É imprescindível conhecer o problema, suas características e possíveis causas para que se tenha maior controle sobre esse Transtorno, possibilitando obter um diagnóstico precoce e intervir nas causas. O presente artigo baseou-se na busca de livros, artigos, revistas que abordam esse tema e tem por objetivo caracterizar e reconhecer os fatores sociais e ambientais que podem levar o indivíduo a desenvolver o Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Palavras-Chave: Transtorno, Obsessões, Compulsões, Sofrimento, Vulnerabilidade.

Resumo: A internet pode ser considerada indispensável no cotidiano das pessoas de diversas faixas etárias, principalmente jovens e adolescentes. Sua acessibilidade e seu uso aumentam a cada dia, pois está disponível em qualquer smartphone, tablet ou computador. Baseado nisto, este estudo aborda as características psicológicas e os principais sintomas apresentados pelo indivíduo dependente da internet. A forma de diagnóstico e o tratamento que tem demonstrado resultado também são relatados. Muitas vezes este transtorno é subestimado pelo fato das pessoas acharem que mantém sob controle as horas que passam on-line, o que não é verdade, pois elas é que são controladas pelo mundo virtual.

Palavras-chave: Dependência de internet, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento.

Resumo: A fobia social é um transtorno mental de ansiedade social que traz sofrimento e sentimento de incapacidade, prejudicando o sujeito em seu âmbito acadêmico, profissional e social. A psicoterapia cognitivo - comportamental é uma das principais formas de tratamento, unindo-se a farmacoterapia. Esse artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a este transtorno, analisando suas características, comorbidades, assim como os métodos e modelos de tratamento utilizados na psicoterapia cognitivo - comportamental.

Palavras-chave: Fobia social, Terapia cognitivo-comportamental, Tratamento psicoterapia.

Página 1 de 9

Leia mais com Kindle

Tenha a melhor experiência de leitura com seus livros em um Kindle.

Neuropsicologia

Curso 100% online e com certificado de 80 Horas

Boletim por e-mail

Junte-se aos mais de 98.210 leitores que recebem nosso boletim eletrônico:

Parceiros

Portal Psicologia