Avanços da Bioengenharia para o Tratamento da Depressão

1 1 1 1 1 Avaliações 0.00 (0 Avaliações)
(Tempo de leitura: 4 - 7 minutos)

Resumo: Este trabalho aborda uma das áreas da Engenharia Científica: a Bioengenharia. Área que visa ampliar as técnicas de conhecimento para ajudar no tratamento para a cura, prevenção e tratamento de diversas patologias, criando uma diversidade de aparelhos tecnológicos. O trabalho multidisciplinar ao longo dos séculos propiciou grandes avanços, para a humanidade, entre eles o biopsicossocial. A depressão é considerada o mal do século, e a gama de pesquisas executadas para o seu tratamento cresce satisfatoriamente.

Palavras-Chave: Bioengenharia, Tratamento, Depressão.

Introdução

Tudo começou no século XVIII, quando Leonardo da Vince propôs a junção da arte, ciência e tecnologia, criando vários equipamentos (nas áreas da engenharia, física, química, arquitetura) bastante avançados para época.

No século XX, antes de ocorrer à segunda guerra mundial, a função do engenheiro abrangia desenhos, cálculo e descrição dos projetos. Após a guerra, houve um grande aumento da tecnologia dando um novo rumo à engenharia e desenvolvendo novos aparelhos eletrônicos. Capacitando melhor os profissionais para a observação de manifestações físicas.

A engenharia e a ciência estão caminhando ferozmente em busca de novas potências para a melhoria da humanidade. Entre elas a cura de diversas patologias. O ser humano, em todas as fases do seu desenvolvimento precisa cada vez mais da tecnologia, o que repercute diversos fatores psicológicos negativos.

 Por exemplo, uma mulher que está sendo voluntária numa pesquisa para descobrir a cura do uma doença, descobre a probabilidade de desenvolvê-la. Esta pesquisa, feita com aparelhos altamente sofisticados, traz um grande ganho para a humanidade. Mas, as questões éticas devem estar sempre presentes nestes magníficos projetos. Esta mulher poderá sofrer de um grande trauma psicológico por saber que a doença poderá se desenvolver no seu organismo a qualquer momento.

 Se por um lado há uma extensão em diversas áreas da saúde, com aparelhos tecnológicos projetados para ajudar mais ainda o desenvolvimento de um país, por outro deve haver muita cautela, responsabilidade e respeito devido ao impacto psicológico causado no ser humano e ambiente em que vive.

Para prolongar a vida do sujeito, os projetos tecnológicos devem ser analisados minuciosamente, inclusive no meio ambiente, havendo um cuidado com substâncias tóxicas, destruição da camada de ozônio, efeito - estufa, etc.

Engenharia Biomédica

Surgiu em 1971 e veio para acrescentar diversos parâmetros necessários para a melhoria da qualidade de vida, criando diversos aparelhos médicos e odontológicos, para prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças. O objetivo do engenheiro é produzir aparelhos cada vez mais precisos, são feitos também o estudo de organismos vivos. Essa profissão vem crescendo no Brasil. Integra vários conhecimentos como ciências exatas, humanas e saúde. Sua graduação leva em média seis anos.

A atuação é classificada em quatro subáreas:

  1. Gerencia equipamentos em áreas de risco em hospitais;
  2. Desenvolvem materiais usados em próteses, aparelhos para diagnósticos;
  3. Instrumentação médica, desenvolvendo equipamentos modernos;
  4. Atua também na área de informática médica gerenciando informações para o paciente.

As engenhocas veem de aparelhos simples como os oxímetros que medem o pulso, e os mais sofisticados aparelhos como o marcapasso, aparelhos de imagem que diagnosticam com precisão diversas doenças, transtornos neurológicos e psiquiátricos, sendo possível até mesmo uma animação obtida por ressonância magnética, dando uma melhor qualidade para análise dessas imagens ajudando conclusivamente para a descoberta de patologias, dando maior ênfase no tratamento proposto pelas áreas ligadas à saúde.

Marcapassos Cerebrais

Os marcapassos cerebrais são um estimulador Cerebral Profundo (ECP) criado para o tratamento de Parkinson, onde há uma diminuição dos tremores no corpo e de Alzheimer recuperando a memória. Este tipo de estimulação tem mostrado um grande avanço no tratamento da depressão crônica. Nesse caso, o aparelho é implantado no sistema límbico. 

A experiência tem sido feita nos Estados Unidos e tem tido uma ótima resposta. A sua implantação é feita com um procedimento cirúrgico onde são escolhidas áreas específicas do cérebro através de estudos da neuroimagem e só é indicada quando o paciente não apresenta resposta com terapia psicológica e medicamentosa, pois quando o sujeito não responde a este tratamento, há um ímpeto pelo suicídio.

Após a implantação do ECP, ocorre uma profunda estimulação cerebral que transforma a rede de neurônios. O resultado é um grande alívio para o sujeito, pois há uma melhora nos sintomas e posteriormente eles desaparecem.

Estimulação Magnética Transcraniana

Técnica que consiste na introdução da corrente elétrica no córtex cerebral é feita sem o uso da anestesia.

Foi criada por A. Baker em 1985 para pesquisa científica e em 1992 começou a ser utilizada para tratar a depressão.

Os estímulos excitam ou inibem para que ocorra uma organização no cérebro.

As aplicações são feitas de acordo o resultado dos exames de imagem, onde são localizadas áreas que serão estimuladas. O paciente usa uma touca de borracha onde tem um desenho que indica o local do tratamento. O aparelho fica próximo à cabeça e libera ondas magnéticas, chegam ao ponto que causam desordem no cérebro, alterando o consumo de oxigênio e glicose.

Recentemente foi descoberto que o corpo humano fabrica neurônios novos no hipocampo, o processo depressivo impede que o cérebro produza novas células e a estimulação transcraniana ajuda no surgimento de novos neurônios.

Neurofeedback

O Biofeedback foi criado a partir das ideias de condicionamento de Miller em 1960 e foi inserido graças ao avanço da bioengenharia, é uma terapia que ajuda a controlar comportamentos não percebidos pelo indivíduo para que haja um equilíbrio do seu comportamento.

O Neurofeedback é uma modalidade onde as ondas cerebrais são monitoradas. Apresenta uma resposta significante no tratamento da depressão, a terapia reprograma o hemisfério cerebral esquerdo, ativando ondas mais altas, havendo uma concordância entre os dois hemisférios. Foi descoberto que quem tem o hemisfério cerebral direito mais ativo, acaba tendo uma maior chance de desenvolver a depressão.

O aparelho é parecido com o eletroencefalograma e mede as ondas cerebrais, ajudando no treinamento do paciente para atingir o comportamento desejado, sendo possível a sua auto-regulação durante a terapia. É um método indolor e sem efeitos colaterais.

O tratamento ainda permite alguns ajustes feitos pelo terapeuta e acompanhamento da evolução do tratamento.

Considerações Finais

A expectativa para melhor qualidade de vida dos seres humanos cresceu significadamente nos últimos anos, graças ao desempenho em pesquisas e implantação de diversos projetos, elaborados pela bioengenharia, onde pode ser feito por profissionais da área de saúde o uso dos mais complexos aparelhos tecnológicos. Há uma corrida desenfreada em busca da cura, prevenção e tratamento de diversas patologias. A depressão sempre foi um mau que acometeu a humanidade. Constantemente surgem pesquisas com o objetivo de “curar a dor da alma”. Os avanços são espantosos, mas ainda há no mundo um grande mistério a ser desvendado.

Sobre o Autor:

Luíza Andréa Silva Magalhães - UNIME Salvador, cursando 3º semestre do curso de Psicologia.

Referências:

Ciência e criações de Leonardo da Vinci. Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_e_cria%C3%A7%C3%B5es_de_Leonardo_da_Vinci

Marcapasso cerebral auxilia doente de Parkinson. Disponível em: http://www.leb.usp.br/pengenharia.html

Neuroterapia para a Depressão. Disponível em: http://psiconeuro.wordpress.com/d-e-p-r-e-s-s-a-o/

Terapia com Biofeedback: uma técnica de auto-regulação para saúde e bem estar. Disponível em: http://julyneuro.wordpress.com/2010/06/08/terapia-com-biofeedback-uma-tecnica-de-auto-regulacao-para-saude-e-bem-estar/

Tratamento de Depressão – O que é Estimulação Magnética Transcraniana ou EMT? Disponível em:http://www.qir.com.br/?p=13598

Informar um Erro Assinar o Psicologado