Esquizofrenia Desorganizada

Esquizofrenia Desorganizada
(Tempo de leitura: 1 minuto)

esquizofrenia desorganizada é um dos subtipos de esquizofrenia e caracteriza-se por uma acentuada regressão a um comportamento mais primitivo, desinibido e desorganizado, onde o sujeito não apresenta sintomas que satisfaçam os critérios para o tipo catatônico (esquizofrenia catatônica).

Tem início precoce, geralmente antes dos 25 anos de idade. Os portadores da esquizofrenia desorganizada apresentam transtorno acentuado de pensamento e seu contato com a realidade é pobre, apresentando aparência desleixada com comportamento social e respostas emocionais inadequados.

Apresentam, ainda, discurso desorganizado, comportamento desorganizado e afeto embotado ou inadequado. Podem apresentar atitudes consideradas tolas ou insensatas pelos demais e risos sem relação adequada com o conteúdo de seus discursos ou expressões faciais desconexas e com trejeitos (caretas).

A esquizofrenia desorganizada era conhecida anteriormente como esquizofrenia hebefrênica, e possui como critérios diferenciais:

  • discurso desorganizado;
  • comportamento desorganizado;
  • afeto embotado ou inadequado;
  • não satisfação dos critérios pro tipo catatônico.

No DSM-5 a Associação Americana de Psiquiatria (APA) abandonou a divisão da esquizofrenia em subtipos, posto que esta tipologia apresentava pouca validade e não refletiam diferenças significativas quanto ao curso e desenvolvimento da doença ou resposta ao tratamento.

Informar um Erro Assinar o Psicologado