Resumo: Este artigo consiste em discutir uma visão do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) na perspectiva da abordagem gestáltica, no qual é feito uma compreensão de como amenizar o sofrimento do ser humano com o transtorno quando busca o tratamento adequado. A ansiedade é um dos principais males que o ser humano carrega atualmente, apresentando sentimentos de desespero e pressa em querer realizar o que se deseja e alcançar o que se sonha, construindo uma falsa felicidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter bibliográfico.

Palavras-chave: Gestal-terapia, ansiedade, TAG.

Resumo: O aumento do número de idosos nos últimos tempos tem sido motivo de discussão em todo mundo. Com o progresso da medicina os idosos passaram a ter uma qualidade de vida melhor e vivido mais. Entretanto, observa-se um aumento considerável das demências na idade avançada. Considera-se a Doença de Alzheimer a mais comum das demências, causando mudanças de comportamento importantes nos idosos. A família, diante da impossibilidade de cuidado para com este, geralmente opta pela institucionalização da pessoa idosa, quando não tem condições de cuidar. Nesse contexto, se faz necessário que os cuidadores profissionais se atualizem sobre a Doença de Alzheimer, para que ofereçam a estes uma assistência de qualidade. Este estudo tem como objetivo identificar a importância do conhecimento da Doença de Alzheimer pelos cuidadores das ILPIs. Para tanto, se escolheu a Revisão de Literatura como caminho metodológico. Torna-se importante que as Instituições incorporem ações voltadas para a atualização dos cuidadores, as quais contemplem informações quanto ao cuidado sobre as demências, a fim de evitar dano físico e isolamento social, aos quais, muitas vezes, é submetido o idoso institucionalizado. As publicações nacionais a respeito do conhecimento dos cuidadores nas ILPIS sobre a Doença de Alzheimer são incipientes. Considera-se que esta publicação contribua para o entendimento do cuidador profissional nas ILPIS.

Palavras-chaves: Doença de Alzheimer. Institucionalização do Idoso. Cuidadores de Idoso.

Resumo: Este trabalho aborda uma das áreas da Engenharia Científica: a Bioengenharia. Área que visa ampliar as técnicas de conhecimento para ajudar no tratamento para a cura, prevenção e tratamento de diversas patologias, criando uma diversidade de aparelhos tecnológicos. O trabalho multidisciplinar ao longo dos séculos propiciou grandes avanços, para a humanidade, entre eles o biopsicossocial. A depressão é considerada o mal do século, e a gama de pesquisas executadas para o seu tratamento cresce satisfatoriamente.

Palavras-Chave: Bioengenharia, Tratamento, Depressão.

Resumo: O presente artigo vem discutir sobre as alterações cerebrais no diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, bem como as funções executivas e alterações do lobo frontal. O artigo traz a visão do âmbito neurológico e químico do Distúrbio e suas comorbidades, porém prioriza a discussão sobre os processos executivos e os reflexos na vida cotidiana de um individuo diagnosticado com o Distúrbio, tendo em vista suas limitações neurológicas. Cabe salientar que, as alterações neuroquímicas, psíquicas e emocionais são possivelmente tratadas, cabendo aos profissionais competentes o tratamento correto para a desmistificação do Distúrbio.

Palavras-Chave: TDAH, Funções Executivas, Alterações Neuroquímicas, Lobo Frontal.

Resumo: Pesquisas revelam que cerca de 20% da população mundial tem um ou mais episódios da depressão grave durante a vida, e cresce cada vez mais, estima-se que a depressão ocupará o segundo lugar entre as causas de doenças e incapacidade no mundo no ano de 2020. As mulheres são as principais afetadas pela doença, e a OMS avalia que a depressão ocupa o quarto lugar entre as dez principais caudas de morbidade mundial. Essa doença é visto como um verdadeiro distúrbio mental, altamente debilitante, a ponto de ser considerado por muitos como o “mal do século”. O presente estudo tem como objetivo estudar o transtorno, bem como suas causas, sintomas, e assim propor uma intervenção a fim de minimizar o impacto da mesma no indivíduo

Palavras-chave: transtornos de humor, depressão, Transtorno Depressivo.

Resumo: entende-se o transtorno de personalidade borderline (ou limítrofe) como um padrão globalna instabilidade emocional, nos relacionamentos interpessoais, na auto-imagem e uma constante instabilidade no humor. O seguinte trabalho é um estudo bibliográfico acerca dos aspectos norteadores do (TPB), visando sistematizar os conhecimentos acerca desse transtorno, elucidar os critérios diagnósticos, as possíveis causas, os aspectos de adesão do paciente ao tratamento do transtorno e abordar a perspectiva psicanalítica no cuidado desse fenômeno. Esse trabalho ressalta a relevância de estudar essa patologia que causa sofrimento tanto para o indivíduo acometido, como para quem convive com ele. Constata-se que tem a intenção de promover discussões sobre o tema e fornecer material de estudo para a psicologia e áreas afins.

Palavras-chave: transtorno de personalidade borderline, adesão ao tratamento, perspectiva psicanalítica

Resumo: O tema deste artigo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, anda bastante em alta. O que seria muito bom se fosse sempre tratado da maneira correta, porém o que se vê é o termo sendo usado de forma pejorativa, por falta de conhecimento científico adequado. É um problema sério, de interesse para a saúde pública e para a sociedade em geral. Só que isto caiu no senso comum: hoje em dia todo mundo tem um filho hiperativo ou com problemas de atenção, sem nem ao menos saber ao certo o que é TDAH. O objetivo deste trabalho é esclarecer o que é o transtorno, suas possíveis causas, formas de diagnóstico e tratamento e principalmente, qual a melhor forma de se relacionar com a criança ou adolescente que o possui, dentro de casa no relacionamento com os pais e na escola, com os colegas e professores.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Criança. Aprendizagem. Tratamento.

Leia mais com Kindle

Tenha a melhor experiência de leitura com seus livros em um Kindle.

Transtornos de Ansiedade

Curso 100% online e com certificado de 60 Horas

Boletim por e-mail

Junte-se aos mais de 98.210 leitores que recebem nosso boletim eletrônico:

Parceiros

Portal Psicologia