Ansiedade

Ansiedade
5           Avaliação 5.00 (4 Avaliações)
(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma extrema apreensão e preocupação, que ocorrem naturalmente como resposta à situações de estresse. Pode ocorrer, entretanto, que esta preocupação ou apreensão se tornem excessivas e cheguem a causar sofrimento mesmo em situações corriqueiras.

A presença excessiva de reações de ansiedade caracterizam os distúrbios de ansiedade, quando ocorre por período prolongado é denominado ansiedade crônica. 

Os principais transtornos relacionados à ansiedade são o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), marcado pela presença de ansiedade constante e generalizada; o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), marcado por pensamentos ou compulsões intrusivas persistentes para que o sujeito realize comportamentos específicos; e o Transtorno do Pânico ou Ataques de Pânico, caracterizados por episódios graves de ansiedade que ocorrem em resposta a gatilhos específicos que podem chegar a ser discriminados pelo sujeito ou não.

A ansiedade costuma ocorrer com maior frequência nas mulheres do que nos homens, segundo pesquisas, assim como ocorre com a depressão. Por sinal, as duas condições costumam ocorrer em concomitância (co-morbidade) com uma alta frequência, de modo que são consideradas faces gêmeas de um mesmo transtorno.

As evidências sugerem a existência de bases biológicas e genéticas para o surgimento da ansiedade, porém apontam ainda que o ambiente pode construir de forma consistente para o aparecimento da condição. No entanto, seu desenvolvimento não é inevitável, e pode ser tratado. 

Experiências traumáticas precoces também podem redefinir o sistema normal de processamento do medo do corpo, de modo que ele seja hiper-reativo.

A ansiedade é caracterizada por preocupações exageradas e expectativas de resultados negativos em situações desconhecidas, e tais preocupações são frequentemente acompanhadas por sintomas físicos, como tensão muscular, dores de cabeça, cólicas estomacais e micção freqüente.

Dentre as opções terapêuticas que tem se mostrado altamente eficazes para controlar os sintomas da ansiedade, especialmente em crianças, está a Terapia Comportamental, com ou sem o uso de medicação.

Sintomas da Ansiedade

Normalmente, aqueles que sofrem de ansiedade prolongada experimentam uma série de sintomas, como:

  • preocupação excessiva com saúde, dinheiro, família, trabalho ou desempenho escolar - mesmo quando não há sinais de problemas.
  • expectativas irracionais do pior resultado em muitas situações
  • incapacidade de relaxar
  • irritabilidade
  • insônia
  • Cansaço
  • dores de cabeça
  • tensão muscular
  • dificuldade em engolir
  • tremendo ou contraindo
  • micção frequente

 

Informar um Erro Assinar o Psicologado